Evento na ARCA reúne líderes e especialistas para discutir tendências, desafios e soluções para a mobilidade urbana no Brasil
Nos dias 13 e 14 de junho de 2024, São Paulo se tornará o epicentro das discussões sobre mobilidade urbana sustentável, inclusiva e disruptiva com a realização do Parque da Mobilidade Urbana. Este evento, que ocorrerá na ARCA, não apenas busca expor e discutir as últimas tendências e desafios da mobilidade, mas também visa proporcionar uma experiência imersiva e reflexiva para todos os participantes.
O evento apresentará uma série de palestras, exposições e experiências interativas, com o objetivo de oferecer uma imersão completa no universo da mobilidade urbana. Esta edição abordará temas essenciais para a mobilidade urbana no país, incluindo transporte público; indústria da mobilidade; logística urbana inteligente e frotas conectadas; planejamento da mobilidade urbana nas cidades; tecnologia e inovação; segurança no trânsito nas ruas e inclusão; mobilidade ativa e mobilidade compartilhada; tendências em mobilidade aérea urbana e drones.
Com o intuito de promover debates e compartilhar conhecimento, o evento contará com 8 palcos simultâneos, rodadas de negócios, experiências interativas, exposições, workstations, transmissão ao vivo, espaços de convivência e a loja do Parque da Mobilidade Urbana.
Local e Data:
A ARCA, localizada em São Paulo, será o cenário para este evento inovador. Com quase 9.000m2 de área total e uma estrutura erguida na década de 1960, a ARCA desempenhou um papel crucial no desenvolvimento industrial da cidade. Hoje, é um espaço dedicado à indústria criativa, alinhando-se perfeitamente com a visão do Parque da Mobilidade Urbana. As atividades estão programadas para ocorrer nos dias 13 e 14 de junho de 2024, com horários detalhados para conferências e exposições.
Para quem é:
O Parque da Mobilidade Urbana é o maior evento de Mobilidade Urbana da América Latina e tem o objetivo de reunir organizações comprometidas com o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, disruptiva e inclusiva e permeia os diferentes atores que fazem parte desse contexto e permite que o assunto seja abordado por meio de diversas esferas.
O evento conta com exposição de produtos, serviços e tecnologias; demonstrações interativas; test drive e test ride; atividades recreativas; espaços de convivência; e muito conteúdo relevante sobre esse universo.
Empresas do Ecossistema de Mobilidade Urbana:
As organizações desse setor têm um papel fundamental para as tendências que guiarão o mercado e a manutenção e desenvolvimento urbano – o que reflete no futuro das cidades e da própria mobilidade urbana.
Para superar os desafios atuais da mobilidade é necessária a orquestração de diferentes iniciativas que dialoguem com todos os atores da esfera urbana.
No amplo universo da mobilidade, aparecem negócios de todos os tipos: centenárias fabricantes de veículos, incluindo os micromodais, startups diversas, companhias de sistemas de transporte público de massa, transporte particular, mobilidade elétrica, seguradoras, consultorias, empresas ligadas à infraestrutura, entre outras.
Inclusão e Acessibilidade:
Um tema central nas discussões será a inclusão e acessibilidade na mobilidade urbana. Com a desigualdade entre diferentes áreas da cidade, garantir que todos os cidadãos tenham acesso a opções de transporte é fundamental. Além disso, a discussão sobre o papel do carro na mobilidade urbana destaca a importância de integrar veículos particulares aos sistemas de transporte público, tornando-os mais sustentáveis e acessíveis.
Palestrantes Confirmados:
O evento contará com uma lista extensa de palestrantes especializados em diferentes áreas do setor, incluindo líderes governamentais, especialistas em mobilidade urbana, representantes de empresas e organizações da sociedade civil.
- Adão Castro, Secretário de Mobilidade Urbana – Prefeitura de Porto Alegre
- Adriano de Andrade Bresolin, Coordenador do Laboratório de Eletromobilidade – IFSC- Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
- Arnaldo Lyrio, Conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – Prefeitura do Rio de Janeiro
- Ariadne Samios, Coordenadora de Mobilidade Ativa – WRI Brasil
- Bruno Rizzon, Coordenador de planejamento da mobilidade – WRI Brasil
- Caio Figueiroa, Vice-presidente – ABRADE – Associação Brasileira de Direito Administrativo e Econômico
- Celso Haddad Lopes, Presidente – EPT – Empresa Pública de Transportes de Maricá
- Daniel Santini, Coordenador de projetos – Fundação Rosa Luxemburgo
- Edson Guedes Filho, Secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Pesquisador – Prefeitura de Jacareí e ITA
- Felipe Stracci, Diretor – Plantar ideias
- Flavio Soares de Freitas, Gerente de Projetos – Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo
- Gabriel Fajardo, Secretário de Estado Adjunto de Parcerias e Concessões – Secretaria de Parcerias e Concessões – Governo do Estado do Rio Grande do Sul
- Gilmar Pereira Miranda, Secretário Executivo de Transporte e Mobilidade Urbana – Prefeitura de São Paulo
- Isabela Castro, Especial de Mobilidade Urbana Prefeitura de Fortaleza
- Janaina Schoenmaker, Gerente – METRÔ – Companhia do Metropolitano de São Paulo
- Letícia Diniz Dominguez Lima, Secretária Adjunta de Mobilidade Urbana – Prefeitura de São José dos Campos
- Leandro Rodrigues e Silva, Gerente de Planejamento, Pesquisa e Inovação – CODEMGE – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais
- Leticia Sabino, Diretora Presidente e Coordenadora Executiva de Projetos – Instituto Caminhabilidade
- Luis Fernando Villaça Meyer, Diretor de Operações – Instituto Cordial
- Mariangela Marini dos Santos Pereira, Coordenadora de Educação e Cidadania – EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas
- Márcio D’Agosto, Professor Associado – COPPE/UFRJ
- Michelle da Silveira Rosa, Coordenadora de Inovação em Urbanismo e Mobilidade – EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas e SETRANSP – Secretaria de Transportes de Campinas
- Mike Munhato, Business Dev Manager for eMobility – Mercedes Benz Brasil
- Rafaella Basile, Coordenadora de Mobilidade e Políticas – Vital Strategies
- Paula Faria, CEO e Idealizadora da Plataforma Connected Smart Cities
- Renata Marè, Pesquisadora Associada – Núcleo de Apoio à Pesquisa USP Cidades – POLI-USP
- Ronaldo Tonobohn, Diretor de Trânsito – Secretaria de Mobilidade e Transportes – Prefeitura de Diadema
- Renato Boareto, Conselheiro Diretor – Instituto MDT
- Ricky Ribeiro, Fundador – Mobilize Brasil
- Sanderson Pajeú, CEO – NaPorta
- Samuel Salomão, Co-Founder e CIO – Speedbird Aero
- Simone Caberlon, Técnica em Trânsito e Transporte e Doutoranda e Pesquisadora – Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC da Prefeitura de Porto Alegre e Universidade Presbiteriana Mackenzie
- Sergio Avelleda, Sócio Fundador – Urucuia Inteligência em Mobilidade Urbana
- Tarcísio Abreu, Presidente – CMTC – Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos
- Ursula Troncoso, Urbanista e Fundadora – Ateliê Navio
- Vinícius Issa Lima Riverete, Diretor-Presidente – EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas
- Virginia Tavares, Coordenadora de Eletromobilidade – WRI Brasil
- Willian Rigon, Sócio-diretor de Novos Negócios – Plataforma Connected Smart Cities & Mobility
Destaques Maio Amarelo:
Durante o evento, acontecerá a cerimônia de condecoração dos Destaques Maio Amarelo 2024, realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a premiação tem o objetivo de reconhecer as ações realizadas durante o mês de maio e que visam promover a segurança no trânsito.
Além disso, o Observatório também marcará presença no Parque da Mobilidade Urbana com painéis de discussão sobre o tema.
Prêmio PMU:
O objetivo do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é reconhecer e premiar iniciativas (públicas e privadas) e pessoas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.
Além do reconhecimento pela ousadia, inovação e capacidade de liderar e implementar, o prêmio vai proporcionar visibilidade e, o mais importante, a possibilidade de escalabilidade dos projetos e iniciativas, assim como inspirar potenciais líderes a se espelharem em carreiras inspiradoras e disruptivas.
Sobre o Connected Smart Cities: O Connected Smart Cities funciona como uma plataforma completa de conteúdo com múltiplos canais e formatos que nos permitem estar sempre no dia a dia dos profissionais do ecossistema de cidades inteligentes.
Sobre o Mobilidade Estadão: O Mobilidade Estadão é a unidade de negócios do Grupo Estado que possui uma plataforma que conecta milhões de pessoas com interesse sobre temas ligados à mobilidade, através dos super verticais ligados à Autos, Motos, Caminhões e Mobilidade.
Junte-se a nós nesta jornada rumo a uma mobilidade urbana mais disruptiva, sustentável e inclusiva!