Apoios

SMDRU – MDR

A Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano é resultado da fusão das antigas Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano e Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos. A nova secretaria é responsável pela promoção do desenvolvimento regional e urbano, atuando intensamente no fortalecimento de sistemas produtivos inovativos locais e regionais; na produção irrigada; em investimentos em reabilitação urbana; na gestão do território; no fortalecimento das capacidades federativas e em investimentos em mobilidade urbana para a promoção do acesso universal à cidade, de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável.
A melhoria da renda e o progresso das regiões são esperados a partir da exploração sustentável dos potenciais existentes nos territórios. Ativam-se, assim, as economias locais. Aliado ao desenvolvimento das potencialidades econômicas, almeja-se também a melhoria na qualidade da oferta de serviços e a consequente estruturação do ambiente urbano, com foco na rede de cidades intermediárias.

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA | SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Inaugurado em 1989, o Memorial da América Latina é um complexo arquitetônico, cultural e educacional idealizado por Darcy Ribeiro e projetado por Oscar Niemeyer. Em 84.840 m² de área, reúne galeria de arte, salas de eventos, museu com peças de arte popular do Brasil e de diversos países, auditório, biblioteca e amplos espaços ao ar livre, que recebem feiras gastronômicas, eventos de moda, shows e manifestações culturais brasileiras e latino-americanas.

ABDI

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) tem como missão promover o aumento de maturidade digital do setor produtivo brasileiro, por meio do estímulo à transformação digital e à adoção e difusão de tecnologias e de novos modelos de negócios. Vinculada ao Ministério da Economia, a Agência atua na interface entre governo e empresas para qualificar políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao aumento da competitividade da economia brasileira frente aos desafios da era digital.

ABEIFA

A ABEIFA – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, congrega como Associados, os representantes oficiais das marcas automotivas internacionais importadoras e/ou com produção local, que operam no Brasil.
Seu objetivo principal é o de garantir, aos veículos oficialmente importados, tratamento isonômico ao dado aos veículos produzidos localmente.
Também cabe a ABEIFA representar seus Associados em qualquer Juízo, Instância ou Tribunal, bem como fora deles, para defesa dos seus interesses comuns.

ABIFER

A ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária foi fundada no dia 8 de agosto de 1977 por fabricantes de equipamentos para o sistema ferroviário, com o objetivo de destacar a importância da indústria e do transporte ferroviário de carga e de passageiros. Mantém relacionamento permanente com operadoras, autoridades governamentais e do legislativo, BNDES, universidades e com os mais diversos segmentos de nossa sociedade.
Tem como missão fomentar o crescimento da indústria ferroviária instalada no País, incentivando a expansão do transporte ferroviário de carga e de passageiros e oferecendo, através de suas associadas, suporte técnico às concessionárias e a seus usuários.
A ABIFER reúne fabricantes de locomotivas diesel-elétricas, vagões de carga de todos os tipos, veículos rodoferroviários, máquinas de construção e manutenção de vias, Trens Unidades Elétricos (metrô, metrô leve e de superfície), Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), Monotrilhos, Aeromóveis, Trens Regionais, interiorismo de carros (portas e janelas), portas de plataformas, sistemas de sinalização, eletrificação e telecomunicação, baterias, motores de tração, transformadores, compressores, freios, pantógrafos, ar condicionado, sistemas de choque e tração, truques de aço fundido e fabricados de chapa e seus componentes: rodas, eixos, travessas, laterais, sapatas e molas, além de materiais para via permanente: fixações elásticas, talas de junção, aparelhos de mudança de via, soldagem de trilhos e dormentes de concreto e aço. Conta também com fabricantes de peças em geral, de aço, ferro fundido e borracha. E congrega empresas de serviços de engenharia, de manutenção, reparação e modernização de veículos ferroviários, remanufatura de rolamentos, integração de sistema e tecnologia embarcada (softwares).

ABLA

Desde 1977, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) trabalha para transformar a locação de veículos em uma atividade significativa na economia do país. Ao defender os direitos, a profissionalização e a capacitação das locadoras, atua lado a lado com as necessidades de mobilidade urbana, expansão do turismo e desenvolvimento sustentável. Por meio de parceiros comerciais, a ABLA também oferece soluções para a gestão e operação das empresas associadas e mantém equipes de profissionais preparados e com experiência em administração, gestão, comunicação e marketing. Na sede de São Paulo ficam concentrados os serviços para questões administrativas, comerciais, financeiras e operacionais das locadoras associadas; e na sede de Brasília é feito o acompanhamento sobre projetos e normativas que impactam o setor.

ABINC

A ABINC, Associação Brasileira de Internet das Coisas, foi fundada em dezembro de 2015 como uma organização sem fins lucrativos, por executivos e empreendedores do mercado de TI e Telecom. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que permitisse a atuação em todas as frentes do setor de Internet das Coisas. A ABINC tem como objetivo incentivar a troca de informações e fomentar a atividade comercial entre associados; promover atividade de pesquisa e desenvolvimento; atuar junto às autoridades governamentais envolvidas no âmbito da Internet das Coisas e representar e fazer as parcerias internacionais com entidades do setor.

ABO2O – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA ONLINE TO OFFLINE

A Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) é uma entidade que reúne as principais plataformas da economia digital, incluindo marketplaces, e-commerces, healthtechs, bancos digitais, fintechs, meios de pagamento e investidores. A ABO2O existe para representar e abordar interesses coletivos relacionados à economia digital e plataformas. Para isso, busca estimular ações públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e fomento dessas tecnologias, por meio da articulação com outras instituições. Atualmente, a entidade reúne mais de 130 associados, entre eles: Mercado Livre, Quinto Andar, Loft, 99, GetNinjas, PayPal, Loggi, Movile, Americanas, Facily, Rappi, Tembici, OLX, WorldPay, Hotmart, Saude iD, Maida.Health, Hash, Adiq, PaySmart, Dr. Consulta, Banco PAN, Grupo Mosaico, Leroy Merlin, banQi, Porto Seguro, Whirpool, Banco Carrefour, Monetizze, Tecban, entre outras.

ABRALOG

A Abralog é um Fórum de integração entre quem faz logística e quem precisa de logística.
Nele convivem o lado das empresas e profissionais que fornecem soluções para a logística e cadeia de suprimento, em todos os modais, e em todos os setores da economia, com o universo dos que necessitam da logística em suas cadeias de valor.
A logística está praticamente em todos os lugares, e em tudo o que se faz – e é por esse caráter de mobilidade que a Abralog define sua existência em três frases, que são, também, sua Missão, Visão e Valores: Fazer logística; Ser logística; e Entregar logística com ética.

ABRAMET

Em Breve.

ABRAVEI

Em Breve.

AEAMESP

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990‏, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.

ALIANÇA BIKE

Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike é uma associação que tem como missão fortalecer a economia da bicicleta e o seu uso por brasileiras e brasileiros, atuando em diversas frentes de trabalho para promover o uso de bicicletas como transporte, esporte, lazer, logística e turismo. A Associação conta hoje com 180 empresas e organizações associadas atuantes em todos os segmentos da economia da bicicleta no Brasil.

AMOBITEC

Fundada em 2018, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia — Amobitec é uma associação que reúne empresas que prestam serviços tecnológicos relacionados à mobilidade de pessoas ou bens, como o aluguel de equipamentos de micromobilidade, intermediação de viagens de transporte individual privado, serviços de delivery e aplicativos voltados à produção de dados e informações aos cidadãos.
A associação tem como missão contribuir para o desenvolvimento da mobilidade integrada, por meio da interlocução ética e profissional com os agentes públicos e organizações da sociedade civil, apresentando propostas de políticas públicas e estímulo à inovação tecnológica para a melhoria do desenvolvimento urbano e da qualidade de vida.

ANAC

A ANAC é uma autarquia especial, com independência administrativa, personalidade jurídica própria, patrimônio e receitas próprias para executar atividades típicas da Administração Pública, que requerem, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada. Entre as suas principais atribuições estão regulação e a fiscalização dos serviços aéreos no âmbito da aviação civil.

AND

A Associação Nacional de Detrans (AND) é uma entidade civil, constituída pelos dirigentes máximos, em exercício, dos Departamentos de Trânsito dos Estados e Distrito Federal, com personalidade jurídica própria, autonomia administrativa, financeira, patrimonial e técnica, sem fins lucrativos, apolítica, de direito privado e âmbito nacional. O objetivo da AND é congregar os Departamentos Estaduais de Trânsito para o estudo e solução das questões relevantes relacionados com o trânsito e sua legislação, bem como desenvolver o intercâmbio e representar seus associados junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e entre órgãos Federais, Estaduais e Municipais.

ANJOS DO BRASIL

A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos tendo como missão fomentar o empreendedorismo brasileiro, através da disseminação de conhecimento, conexão de apoiadores (investidores anjos) a novos empreendedores e promoção de políticas públicas para incentivo e estímulo ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.

ANPTRILHOS

Fundada em 2010, a ANPTrilhos é uma associação civil sem fins lucrativos, que reúne as operadoras de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil, com o objetivo de promover o aprimoramento e o desenvolvimento desse meio de transporte no país. Trabalhando com uma visão integrada entre operadoras, indústrias e entidades do setor, a ANPTrilhos visa, através desta integração, trabalhar em soluções e tecnologias que possam contribuir para melhorar a mobilidade urbana em nosso país, de forma a adequá-la à realidade e necessidades de cada cidade brasileira.
Atualmente, estão associados à ANPTrilhos as operadoras de trens de passageiros MetrôRio, SuperVia, VLT Carioca, Metrô de São Paulo, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade, Metrô de Brasília, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Trensurb, CCR Metrô Bahia, Metrofor e CTB; e os fabricantes e fornecedores de equipamentos e serviços, como T´Trans, Alstom, CAF, Pandrol, Thales, Aeromovel e MPE Engenharia.

ANTP

A ANTP é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada em 1977, voltada ao setor de transporte público e do trânsito do Brasil e que tem por objetivo desenvolver e difundir conhecimentos visando seu contínuo aprimoramento.

AROMEIAZERO

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações realizadas em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011 as iniciativas do Instituto promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis. E foi pensando em compartilhar a experiência de 10 anos no mundo da bicicleta, que lançamos em 08 de abril deste ano, o Guia Aro, um e-book gratuito destacando três dos projetos que vêm impactando crianças, jovens e adultos: o Bike Arte, Viver de Bike, e o Rodinha Zero.

BIKE ANJO

Bike Anjo é uma rede de ciclistas apaixonados pela bicicleta que promove, mobiliza e ajuda pessoas a começarem a utilizar esse veículo nas cidades. Acreditamos que a bicicleta é uma ferramenta de transformação social e quanto mais gente pedalando, melhor serão nossas cidades.
Então em suma, a Bike Anjo é:
– Uma corrente do bem
– Uma rede orgânica, espontânea, colaborativa e voluntária
– Difusores dos benefícios da bicicleta
– Realizadores de sonhos

BIKE É LEGAL

O Bike é Legal é em conjunto de redes sociais, sobre ciclismo, mobilidade urbana e sustentabilidade. Criado por Renata Falzoni em 2013, o Bike é Legal é produzido e dirigido por jornalistas pioneiros na linguagem de videorreportagem, especializados no ciclismo enquanto transporte, esporte e lazer; no urbanismo e no cicloativismo. Com foco nas ODS e ESG, hoje o canal hoje tem 320K de inscritos no Youtube, 157K no TikTok, 54k no Instagram e 18K no Kwai.

BRASSCOM

A Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, promove o setor de TIC junto aos poderes públicos, clientes públicos e privados e outras entidades representativas, de forma cativante e fundamentada, propagando tendências e inovações, intensificando relações, propondo políticas públicas e promovendo o crescimento do mercado.

BRAZILLAB

O BrazilLAB é o primeiro hub brasilero de inovação GovTech, que acelera e conecta startups e órgãos públicos. Nosso objetivo é estimular no Brasil uma cultura de inovação no Poder Público, por meio da transformação digital. E fazemos isso apoiando o ecossistema GovTech brasileiro, com produção de conteúdo, desenvolvimento de capacidades, certificação e conexão dos atores engajados em buscar soluções para os desafios mais complexos da sociedade.

CCIFB

A Câmara de Comércio França Brasil é uma associação centenária. Nossos mais de 120 anos de história contam com a presença das maiores empresas francesas instaladas no Brasil, somos a maior e mais ativa Câmara de Comércio francesa na América Latina.
Nosso objetivo é desenvolver relações econômicas, financeiras, comerciais, técnicas, culturais e sociais para nossos associados em ambos os países.

CEBRAP

O CEBRAP – centro brasileiro de análise e planejamento é um instituto de pesquisa científica e aplicada, fundado em 1969 por um grupo multidisciplinar de professores afastados da universidade pela ditadura militar. Carrega nas suas práticas contemporâneas a essência dos impulsos de sua criação: é um espaço de produção de conhecimento crítico e independente.
Hoje o CEBRAP é um centro de pesquisa globalizado, com mais de 160 pesquisadores associados e encontra-se entre os principais think tanks em políticas públicas, segundo estudo divulgado pela University of Pennsylvania.
É reconhecido pela inteligência metodológica, utilizando técnicas de pesquisa quantitativas, como surveys, georreferenciamento e análise de redes sociais, e qualitativas, como estudos de caso, etnografias, entrevistas e grupos focais. Além disso, desenvolve projetos de visualização de dados e ministra cursos temáticos e oficinas metodológicas e de técnicas de pesquisa

CESAR

CESAR – Centro de inovação que há mais de duas décadas forma pessoas e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais. Atua em todo o ciclo de inovação, desde pesquisa, formação de pessoas, experimentação e criação de novos modelos de negócios, até o desenvolvimento de soluções robustas e escaláveis.

CIDADEAPÉ

A Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo é uma organização da sociedade civil dedicada a contribuir para uma cidade mais humana, segura e acessível para todos os que se deslocam por ela – em especial quando usam seus próprios pés, ou cadeira de rodas, para se locomover.
A associação foi criada em 2015 para dar representatividade formal aos pedestres perante o poder público, a fim de defender seus direitos e promover melhores condições dos espaços da cidade para quem se desloca a pé.
Somos uma organização de voluntários trabalhando por uma cidade acessível, amigável e, sobretudo, caminhável.

CIDADE ATIVA

Cidade Ativa é uma organização social centrada em desenho urbano, que promove cidades mais saudáveis, resilientes e inclusivas. Junto com outros grupos públicos, privados e sem fins lucrativos, entregamos projetos de pesquisa e intervenções físicas que buscam melhorar a vida pública, especialmente através da promoção da mobilidade urbana sustentável. Acreditamos no poder da colaboração e empregamos estratégias de engajamento em todas as nossas iniciativas.

CNT

O Sistema CNT é composto pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), pelo SEST (Serviço Social do Transporte) e SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e ITL (Instituto de Transporte e Logísitica).
A CNT é a entidade máxima de representação do setor de transporte e logística do Brasil. A instituição desempenha um papel fundamental de apoio ao desenvolvimento do setor com foco na sustentabilidade e na inovação.
O SEST e o SENAT são entidades civis, sem fins lucrativos, que têm como objetivo principal atuar na qualificação profissional e no bem-estar dos trabalhadores do transporte. A instituição é referência no desenvolvimento profissional e na qualidade dos serviços prestados nas áreas de odontologia, nutrição, psicologia e fisioterapia, além de oferecer atividades esportivas, culturais e de lazer.
O ITL é referência em educação, pesquisa e inteligência para o setor de transporte. Voltada especialmente à área empresarial, ao planejamento e às discussões sobre o futuro do transporte, a instituição identifica tendências e estimula a inovação e o uso de novas tecnologias para enfrentar os desafios da atividade transportadora.

COLETIVO

O COLETIVO é um programa de inovação criado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU. O COLETIVO existe para fomentar a evolução do transporte público coletivo, visando a mobilidade sustentável nas cidades para garantir o desenvolvimento das pessoas e da qualidade de vida.

COMO ANDA

Somos uma rede nacional de mais de 200 organizações que acredita que o caminhar nas cidades pode impulsionar mudanças sociais, comportamentais, culturais e climáticas. Desde 2016, nossa atuação é consolidada em ações coletivas junto a instituições privadas e públicas, governo, academia e sociedade civil em prol da construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis.

CONSETRANS

O Conselho Nacional de Secretários de Transportes – CONSETRANS, constituído em 10 de agosto de 2006, conforme decisão adotada em sua 1a Reunião Extraordinária, realizada em Goiânia (GO), é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, que congrega, por intermédio de seus titulares, as Secretarias de Transportes, ou equivalentes, dos Estados e do Distrito Federal.
O CONSETRANS tem sede e foro em Brasília, DF, e duração indeterminada.
O CONSETRANS tem por finalidade representar o interesse comum e promover a integração dos seus membros, com vistas à participação efetiva nas decisões nacionais de interesse do setor de Transportes.
Para a consecução de sua finalidade, o CONSETRANS desenvolverá as seguintes atividades:
I – participar na formulação, na implementação e na avaliação das Políticas Nacionais de Transportes;
II – coordenar e articular ações de interesse comum;
III – promover o intercâmbio de informações e de experiências nacionais e internacionais;
IV – realizar seminários, conferências, cursos e outros eventos;
V – desenvolver programas e projetos comuns;
VI – se articular com instâncias do governo federal e da sociedade civil.
O CONSETRANS representará seus associados, nos termos do Art. 5o, inciso XXI, da Constituição Federal, para a defesa dos interesses comuns.
O Conselho Nacional de Secretários de Transportes – CONSETRANS faz parte do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional.

DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo é uma organização militar, que atua como órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Sua missão é planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas à segurança da navegação aérea, ao controle do espaço aéreo e às telecomunicações aeronáuticas.

E+ TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

O Instituto E+ Transição Energética, ou simplesmente Instituto E+, é um centro de estudos brasileiro apartidário, independente e sem fins lucrativos totalmente dedicado a promover e acelerar a transição energética no Brasil. Entre nossas ações estão estudos e debates que possam: pautar a transição energética como vetor para o crescimento econômico de baixo carbono, apoiar tomadores de decisão com estudos e soluções mais efetivas que sejam economicamente eficientes, ambientalmente responsáveis, socialmente justas e politicamente factíveis e promover debates que integrem as distintas perspectivas da sociedade na formulação das estratégias e soluções.

FENELON ADVOGADOS

O FENELON ADVOGADOS é um escritório especializado em resolver conflitos relacionados a temas complexos de Direito Público e Privado. Fundado por Ricardo Fenelon, ex-Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil e professor de Direito Aeronáutico e Regulatório, o escritório tem como missão prestar serviços jurídicos com máxima eficiência e qualidade, sempre pautado pela ética e transparência.

FETPESP

A FETPESP – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo – integra o sistema confederativo da organização sindical, sendo reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego como entidade de grau superior, sua existência congrega 09 (nove) sindicatos filiados pelo Estado, sobre os quais possui a responsabilidade de coordenação, proteção e representação da categoria econômica das empresas operadoras se serviços públicos de transporte de passageiros rodoviários, internacionais, interestaduais, intermunicipais e suburbanos, metropolitanos e urbanos.
Sua sede está localizada a Avenida Paulista, coração da cidade de São Paulo.
Suas principais atribuições são a representatividade do setor, a defesa do transporte público coletivo de passageiros de qualidade e o equilíbrio do sistema como um todo.
Acreditamos que o transporte público coletivo é um dos pilares da mobilidade atual e futura, e deve ser analisada e tratada pelos governos com a devida prioridade e força motriz para o desenvolvimento de uma sociedade moderna e desenvolvida.

GREGARIO CYCLING

GREGARIO CYCLING é uma plataforma de conteúdos para ciclistas amadores e profissionais, que busquem informação e entretenimento na forma de Podcast, Posts, Videos ou Texto.
Focamos nos podcasts produzindo cinco canais inéditos, todas as semanas. Gregario Radio com notícias do Pro-Tour nas 2as., MTB Pass Gregario do mundo Mountain bike nas 3as., alternando com Gregario Tech com técnicas e equipamentos, Especiais de Saúde e Nutrição nas 5as. e, fechando com Gregario Podcast nas 6as., sempre com tr6es pontos de vista sobre algum tema relevante.

IBEMOB

Somos um Instituto sem fins econômicos, que visa fomentar a Eletromobilidade, sendo agente facilitador entre o Governo, as Empresas e a Sociedade.
Nossa missão social é capacitar mão de obra de pessoas em situação de vulnerabilidade social, para inserção nesse promissor mercado de trabalho da eletromobilidade. Estamos aptos a propiciar para as empresas apoiadoras do IBEMOB, toda documentação que habilita uma redução de 34% de impostos sobre o valor doado. Podemos celebrar acordos com essas empresas doadoras para prestação de serviços como locação de veículos híbridos e elétricos, treinamento e capacitação, instalação e administração de pontos de carregamento elétrico com energia solar.

INSTITUTO CORDIAL

O Instituto Cordial é um centro de articulação e pesquisa (think and do tank) independente que trabalha com ciência de dados, inteligência territorial e articulação intersetorial para fortalecer redes e basear tomadas de decisão públicas e privadas em dados e evidências.
Desenvolve as iniciativas Painel da Segurança Viária e Painel Brasileiro da Obesidade e trabalha com grandes instituições e empresas como Uber, Novo Nordisk, Itaú Unibanco, iFood, WRI Brasil, Vital Strategies, World Obesity Federation entre outras.

ITDP

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) é uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte ambientalmente sustentável e equitativo em todo o mundo. A entidade trabalha com os governos municipais para implementar projetos de transporte e desenvolvimento urbano, que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e a poluição, ao mesmo tempo que impulsionem a habitabilidade urbana e as oportunidades econômicas.

INSTITUTO MOBIH

O Instituto Mobih foi criado para garantir o engajamento das pessoas com uma mobilidade humana mais inteligente e segura, por meio do intercâmbio de informações, ideias e conteúdos relevantes sobre as diferentes maneiras que cada indivíduo dispõe para transformar a atual realidade das cidades. Para isso, promove encontros, fóruns interativos e workshops temáticos que reúnem diversos agentes e impulsionam a diversidade de diálogos acerca dos desafios da mobilidade, garantindo o incentivo a mudanças nesse cenário

MOBILIZE

Criado em 2011, por Ricky Ribeiro, como um “portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre mobilidade urbana sustentável”, o Mobilize se tornou uma plataforma para a articulação de diversos atores que trabalham para a melhoria das condições de vida nas cidades, em especial pelo prisma da mobilidade urbana. Enfim, cidades mais humanas e democráticas, com transporte público de qualidade, mais estrutura cicloviária e calçadas acessíveis, gerando menos acidentes e um ar mais limpo. O projeto trabalha com 4 objetivos:
Prover conhecimento e conteúdo relevante, abrangente e de diversas formas sobre mobilidade urbana sustentável.
Fomentar o debate público sobre a temática.
Disseminar uma cultura cidadã participativa em prol da melhoria da qualidade de vida das cidades.
Pressionar governos para implantarem políticas públicas efetivas de mobilidade urbana sustentável.

NTU

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) congrega 600 empresas associadas e 77 entidades sindicais patronais. A entidade representa as operadoras de ônibus urbanos e de caráter urbano perante o governo e a sociedade civil, visando fortalecer e alavancar o desenvolvimento sustentável da mobilidade urbana, além de integrar e disseminar experiências e conhecimentos em nível nacional.

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) é uma organização não governamental sem fins lucrativos e reconhecida pelo Ministério da Justiça Brasileiro como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP. Mais que um órgão consultivo, o ONSV é um órgão de inteligência, com objetivo principal de prover de forma constante à sociedade brasileira os subsídios técnicos necessários para o desenvolvimento seguro do trânsito no Brasil, bem como executar ações que gerem soluções eficientes e necessárias ao convívio harmônico entre pessoas, veículos e vias. Em maio de 2021, completaremos dez anos de atuação em todo território nacional.
O OBSERVATÓRIO atua em quatro eixos principais, já declarados pela própria ONU (Organização das Nações Unidas) como eixos capazes de sustentar qualquer política pública para redução de acidentes, que são:
Estudos & Pesquisas: a partir do aprofundamento técnico e científico, nacional e internacional, de todos os temas envolvendo trânsito e suas consequências, para análise e diagnóstico de ações junto aos setores público e privado que promovam um trânsito mais seguro; Dados & Informação: congregação de todos os dados nacionais disponíveis e dispersos para promover a análise comparativa e interpretação de referidos dados, de forma qualitativa e quantitativa, gerando relatórios e diagnósticos para adoção de ações específicas e determinantes a curto, médio e longo prazo de acordo com os resultados estatísticos auferidos; Educação: desenvolve e divulga, periodicamente e conforme assuntos de impactos para o momento em que vive a sociedade brasileira, conteúdos visando a disseminação de conhecimento, formação de opinião, desenvolvimento do raciocínio lógico e consequente mudança de comportamento do cidadão brasileiro no trânsito; Advocacy: trabalho que visa influenciar tecnicamente as decisões de ordem pública e de interesse social sobre segurança viária e veicular, tanto na esfera política, como na esfera administrativa, privada, econômica e institucional.
O ONSV realiza uma série de ações dentro de seus quatro eixos principais: vídeos educativos, boletins periódicos de segurança no trânsito, vídeos para ensino à distância, palestras, materiais gráficos, além de atuar nos mais diversos meios de comunicação para difundir a importância de um comportamento seguro e a responsabilidade de todos no trânsito. No site do OBSERVATÓRIO, a sociedade pode conhecer também outros materiais e outras formas de atuação junto a diversos públicos distintos: www.onsv.org.br. Acompanhe também nossa página no Facebook: www.facebook.com/onsv.org.br

PNME

Criada em 2020, a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) agrega mais de 30 instituições da indústria, poder público, sociedade civil e academia, e foi pensada como um espaço para fomentar o desenvolvimento do setor no país.

QUERO PEDALAR

Conectamos pessoas e transformamos suas vidas através da bicicleta.
Por uma Plataforma Multilateral, conectamos conhecimentos e parcerias do universo da bicicleta (quem não sabe pedalar com instrutores credenciados, bicicletas paradas com mecânicos, ciclistas com grupos de pedais, e outros serviços). Ligamos o usuário a um especialista usando o próprio celular.
Para a PMU, traremos uma atividade de Realidade Virtual (VR). Queremos transmitir a sensação maravilhosa de ir para às ruas de bike.
Com uma bicicleta em um rolo de treino e um óculos de realidade virtual, até pessoas que não sabem pedalar poderão ter essa experiência.

SIMEFRE

O SIMEFRE – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários, entidade de classe, sem fins lucrativos, tem como finalidade representar as empresas nacionais que atuam na fabricação de materiais e equipamentos ferroviários e rodoviários e de duas rodas. Constituído em 17 de setembro de 1934 teve seu reconhecimento como entidade sindical em 15 de maio de 1941, pelo Ministério do Trabalho e desempenha diversas atividades como órgão de classe.
Representando os interesses gerais da categoria por ele abrangida ou os interesses de seus associados junto às autoridades governamentais e sociedade civil, o SIMEFRE tem como prerrogativas estatutárias, dentre outras, colaborar com o Estado, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas relacionados com sua categoria econômica.
A par disso, colabora com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social, mantém serviços de informações sobre assuntos industriais, comerciais, econômicos, jurídicos, financeiros e fiscais; presta completo serviço de assessoria e assistência econômica, jurídica e trabalhista e comércio exterior; contribui para a melhoria das relações entre empregados e empregadores através de moderno e dinâmico sistema de orientação e apoio à categoria econômica.
Reúne empresas de todos os portes, localizadas em quase todos os Estados do País, representando assim o universo dos fabricantes de materiais e equipamentos ferroviários, rodoviários e de duas rodas do Brasil.

SAE BRASIL

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.
Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.

SANTUU

O Clube Santuu, o clube de serviços para ciclistas, é uma plataforma que reúne, em um só lugar, serviços, produtos e benefícios relacionados ao mundo da bike, como Seguro, Financiamento e Consórcio. A plataforma disponibiliza ainda: SOS Bike; Pontos de Apoio; Concierge; Eventos; Rede de Descontos e muito mais.

ASSOCIAÇÃO TRANSPORTE ATIVO

Fundada em 2003, a Transporte Ativo – TA é uma organização da sociedade civil que promove o uso de meios de transporte à propulsão humana no ambiente urbano.
A TA funciona como um centro de informações sobre mobilidade por bicicletas, para o poder público, imprensa e cidadãos, ligando as partes interessadas e levantando dados e fatos, junto a sociedade civil e governos para através de sua disseminação alcançar cidade melhores para todos. É vencedora de diversos prêmios de promoção ao uso de bicicletas, dentre eles o Cycling Visionary Awards em 2013.
Baseada no Rio de Janeiro, vem trabalhando localmente mas com alcance em todo o país e além.
Nossa meta é a utilização cada vez maior de formas mais simples, econômicas e não poluentes de transporte, proporcionando assim cidades mais humanas.

 

UITP

A União Internacional de Transporte Público (UITP) é uma rede internacional para operadores de transporte público, autoridades políticas, formadores de opinião, institutos científicos e indústria e prestadores de serviços, bem como o defensor global do transporte público e da mobilidade sustentável, promovendo inovações no setor. A entidade abrange todos os modais de transporte público: metrô, ônibus, BRT, VLT, trens regionais e navios, e atua como plataforma de cooperação global.

URBAN SYSTEMS

Durante 22 anos a Urban Systems, com projetos em mais de 800 cidades, vem acumulando conhecimento e competência em diversos segmentos da economia, que a tornaram referência em inteligência de mercado e consultoria de negócios em todo Brasil.

Destaca-se, também, a participação da Urban Systems na conceituação e na elaboração de estudos com foco no desenvolvimento urbano relacionado as infraestruturas de transporte público. As experiências relacionadas ao tema ocorrem tanto por demanda de estudos por parte do poder público ou seus agentes financiadores como BID, World Bank, BNDES, entre outros, como também por demanda de empresas privadas com foco na concessão de malhas ferroviárias, metroviárias e aeroportuárias.

Neste tema, destacamos o estudo elaborado para o World Bank para avaliação do LVC em duas estações de transporte público para Fortaleza (CE), estudo de potencial de Real Estate e Masterplan Urbanístico para o desenvolvimento do sítio aeroportuário de Viracopos, Campinas (SP), RioGaleão (RJ), aeroporto do Fortaleza e Porto Alegre (Fraport).

WRI BRASIL

O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades.