Curadoria

Promover um evento inovador e disruptivo, reunindo diferentes atores destes ecossistemas requer um cuidado especial!

Acreditamos que fazer conexões é o segredo para podermos influenciar a mudança necessária para garantir o deslocamento das pessoas nas cidades de forma sustentável e equitativa.

Para conseguirmos atingir nosso objetivo temos a honra de contar com um time especial para participar como curadores do evento:

Cadu Ronca, Cofundador e Diretor – Instituto Aromeiazero


Cadu Ronca – Cofundador e Diretor do Instituto Aromeiazero – organização que utiliza a bicicleta para ampliar a liberdade de pessoas e territórios. Especialista em Gestão de Sustentabilidade – FGV-SP e Gestão de Negócios Socioambientais – FIA-USP + Artemísia + IPÊ. Dezesseis anos de experiência na área socioambiental e de engajamento comunitário, especialmente a partir da bicicleta (própria ou compartilhada).

Camilo Adas, Presidente – SAE Brasil – Associação de Engenharia da Mobilidade


Visão estratégica para o desenvolvimento de novos negócios com ênfase no potencial do produto. Trabalha em rede e desempenho em ambiente multicultural e multidisciplinar valorizando a diversidade.
Percepção clara do potencial humano e das suas relações interpessoais, com ênfase no resultado.
Gestão activa da transformação e expansão do negócio numa abordagem internacional.

Clarisse Cunha Linke, Diretora Executiva – ITDP – Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento


Clarisse Cunha Linke é Mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE), onde recebeu o prêmio “Titmuss Examination Prize” em 2005. Atua no ITDP Brasil como diretora executiva. Ela trabalha em planejamento e implementação de políticas e programas sociais desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia. Durante o período de 2006-2011, ela fez parte do corpo de diretores da Bicycling Empowerment Network Namibia (BEN Namibia), onde foi uma das responsáveis pela expansão das atividades da organização, se tornando a maior rede de distribuição de bicicletas integrada à implementação de empreendimentos sociais na África sub-Saariana. Em 2010, foi premiada pela Ashoka no Desafio “Mulheres, Ferramentas e Tecnologia” pelo trabalho realizado na Namíbia com mulheres.
Entre 2016-18, Clarisse lecionou “Gestão das Entidades do Terceiro Setor: Aspectos Estratégicos e Mercadológicos” no Laboratório Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Instituto de Economia da UFRJ. Entre 2017-2019, foi parte do Conselho de Diretores da Rede de Transporte de Baixo Carbono (SLoCaT). Clarisse faz parte do Conselho do Futuro da Mobilidade do Fórum Econômico Mundial.
Ela se juntou ao ITDP Brasil em 2012 e atua como Diretora Executiva do escritório no Brasil. Em 2019, foi reconhecida como “Remarkable Women in Transport” pela Iniciativa Transformadora de Mobilidade Urbana (TUMI).

Daniel Guth, diretor executivo da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike)


Daniel Guth é consultor e especialista em políticas de mobilidade urbana, comunicador e mestrando em urbanismo pelo PROURB/UFRJ. É diretor executivo da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e co-autor de livros “O Brasil que pedala: cultura da bicicleta nas cidades pequenas” (2018), “Mobilidade humana para um Brasil urbano” (2016), “A Bicicleta no Brasil” (2015) e “Desistir nunca foi uma opção” (2013).

Guilherme Cavalcante, Fundador – Ucorp


Desenvolvedor de negócios e produtos digitais desde 2005, formado em Tecnologia e Mídias Digitais na PUC-SP, pós graduado em Design de projetos especiais pela BAU-Barcelona e Inteligência de mercado pela USP. Co-fundador da Bewater consultoria de inovação que em 2016 inaugurou uma garagem no Vale do Silicio. Desde 2019 lidera a Ucorp.app, Tech Company de soluções para mobilidade corporativa, referência no ecossistema de mobilidade corporativa e elétrica e também atua como embaixador do Estadão para conteúdos de eletromobilidade.

Igor Calvet, Presidente – ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial


Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Atuou como Secretário Especial Adjunto do Ministério da Economia, e Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do extinto Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Também foi Chefe da Assessoria de Assuntos Regulatórios e Internacionais do Ministério da Saúde e analista de Negócios e Projetos da Apex-Brasil

José Ramalho, Diretor-presidente – ONSV – Observatório Nacional de Segurança Viária


Em Breve.

Lilian Frazão, Founder & CEO – Quero Pedalar


Graduada em Comunicação Social e Pós-graduada em Marketing, especialista em gestão de e-commerce, cicloturista há mais de 20 anos, fundadora e CEO da startup Quero Pedalar e co-fundadora da ONG Pedal Voluntário.

Lorena Freitas, Coordenadora de Gestão da Mobilidade – ITDP – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento


Lorena é geografa formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes (COPPE/UFRJ) e doutoranda no mesmo programa, onde pesquisa sobre a mobilidade de deficientes físicos em centros urbanos. Atua no ITDP como Coordenadora de Gestão da Mobilidade.

Major Aviador Andrei Oliveira da Silva Santos, Chefe da Seção de Planejamento de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas – DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo


Nascido no Rio de Janeiro – RJ, O Major Andrei é Graduado pela Academia da Força Aérea, Especialização Lato Sensu em Gestão Pública e Emprego da Força Aérea pela UNIFA e MBA em Planejamento e Gestão Estratégicos pela FGV. Em 23 anos de carreira acumulou mais de 2.500 horas de voo, exercendo funções como Chefe da Seção de Material do GEIV, Chefe da Subdivisão de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego do CGNA e Chefe da Seção de Operações do 1°/2° GT. Atualmente é Chefe da Seção de Planejamento de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, com atuação no desenvolvimento de estratégias para a integração de sistemas não tripulados ao espaço aéreo brasileiro.

Marcus Regis, Coordenador – PNME – Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica


Coordenador do Projeto PROMOB-e e da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que conta com coordenação do Ministério Alemão de Cooperação Econômica e para Desenvolvimento. O executivo é especialista em gestão de projetos de cooperação internacional e economia do desenvolvimento.

Murilo Casagrande, Partner – AromeiaZero

Murilo Casagrande, Partner – AromeiaZero


Nascido na zona norte de São Paulo, no Bairro do Limão, e apesar de seu amor pelas bicicletas durante a infância, encontrou no skate a liberdade das ruas. É formado em Publicidade e Marketing, tendo trabalhado também como operador de telemarketing, mensageiro, motorista, profissional de marketing no mercado editorial, designer gráfico e vendedor. Infeliz com sua carreira, fez pós-graduação em Educomunicação (Educação para a Mídia) na Universidade de São Paulo. Após alguns meses, ele aceitou a tarefa de lançar e dirigir uma ONG brasileira em Portugal. Foi em Lisboa que recuperou um hábito perdido de sua juventude em São Paulo: pedalar pela cidade. Após seu retorno ao Brasil em 2011, com suas economias e com mais três amigos/parceiros, fundou o Instituto Aromeiazero, uma organização que promove a bicicleta como instrumento de transformação social. Em 2013, lançou ʺBike Caféʺ, uma marca de café comprometida em promover uma melhor qualidade de vida na cidade, que cede 10% de suas vendas para o Instituto Aro. Apesar das melhorias ocorridas durante os últimos anos em São Paulo, acredita que os maiores desafios para uma cidade mais humana acabam de começar.

Nathalie Prado, Coordenadora na Cidade Ativa

Nathalie Prado é arquiteta e urbanista (UNESP), mestre em Planejamento Urbano e Regional (FAUUSP), e mestranda em Desenvolvimento Urbano e Territorial pela Universidade Politècnica de Catalunya. Integra a equipe da organização social Cidade Ativa desde 2018, atuando em projetos relacionados à mobilidade sustentável e espaços públicos, com ênfase a grupos vulneráveis. Seus interesses no campo da pesquisa versam sobre teorias e práticas sobre transformação do território e acesso à cidade a partir das lentes de gênero e interseccional.

Rafael Calabria, Coordenador do Programa de Mobilidade Urbana – IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor


Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), especializado em Planejamento e Gestão de Cidades pela Escola Politécnica da USP. É criador e conselheiro da Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo, foi membro do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito de São Paulo, e atualmente está no Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional. É Coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Idec.

Roberta Marchesi, Diretora Executiva – ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos


Formada e Mestre em Economia, com Pós-graduações em Planejamento, Orçamento e Gestão, Transporte e Mobilidade e diversos cursos específicos, atualmente atua como Diretora Executiva na ANPTrilhos.
No dia-a-dia, além de coordenar as atividades de planejamento e gestão da entidade, desenvolve
um trabalho voltado para as áreas de Relações Governamentais e Institucionais, buscando defender os interesses do setor, aliado ao desejo de contribuir para a construção de uma mobilidade urbana mais adequada.
Através dos conhecimentos e habilidades pessoais, busca ainda contribuir com as empresas onde atuou como membro do Conselho de Administração. Nessas empresas, busca não apenas lidar com as questões de desempenho da companhia, mas contribuir para trazer um olhar inovador e dinâmico.
Dona de uma curiosidade nata, estou sempre em busca de conhecimento e inovação. Por essa razão, me mantenho sempre aberta ao diálogo e buscando, em cada interação, uma forma de agregar valor ao trabalho desenvolvido pelas empresas onde atua, em suas mais diversas áreas.

Roberto José Silveira Honorato, Superintendente de Aeronavegabilidade – ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil


Roberto J. S. Honorato iniciou sua carreira na aviação em 1998. Desde 2008, trabalha na ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, atualmente como Superintendente de Aeronavegabilidade.
É graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduado em Gestão da Aviação Civil pela Universidade de Brasília. Antes de ingressar na ANAC, trabalhou por dez anos com aviônica, manutenção e certificação de tipo suplementar.
Estão sob sua responsabilidade o registro brasileiro de aeronaves, acordos internacionais de aeronavegabilidade, certificação de aeronaves e aprovações de produção.

Rodrigo Tortoriello, Sócio-Fundador – RT2 Consultoria


Consultor, especialista em Mobilidade Urbana e Mobilidade Ativa, pós-graduado com MBA em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com formação em gestão pública pelo CLP em São Paulo, com módulo internacional na Kennedy School da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Atualmente atua como consultor em Mobilidade Urbana através da RT2 Consultoria, empresa que fundou em 2005. Ocupou o cargo de Secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre entre 2019 e 2020 e foi presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos por dois mandatos, entre 2018 e 2021.
De 2013 a abril de 2019 atuou como secretário de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora (MG), antes de assumir o seu primeiro cargo público fez parte da equipe da Sinergia Estudos e Projetos no Rio de Janeiro nos anos de 2002 a 2012.

Rogerio Markiewicz, Presidente – ABRAVEi – Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores


Presidente da ABRAVEi – Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores; Conselheiro do CAU/BR – Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo do Brasil; sócio da MKZ Arquitetura; diretor Técnico ADEMI/DF – Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do DF; e diretor da AEarq – Associação dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo de Brasília.

Ricardo Fenelon, Sócio Fundador – Fenelon Advogados


Ricardo Fenelon Jr. – Sócio-Fundador do Fenelon Advogados e idealizador do AirConnected. Advogado, ex-Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e mestre (LL.M.) em Direito Empresarial Internacional e Econômico pela Georgetown University.

Samuel Salomão, Founder, President & Chief Product Officer – Speedbird Aero


Após 8 anos criando e desenvolvendo sistemas de telemedicina excepcionais, decidi dar um passo à frente e comecei a Speedbird Aero (anteriormente SMX) – uma empresa aeroespacial e de engenharia de software especializada no desenvolvimento de sistemas de veículos aéreos não tripulados (UAS) para o transporte e entrega de produtos, medicamentos, amostras de laboratório e outros suprimentos.
No que diz respeito à telemedicina, ela oferece uma experiência rica para o paciente. Por meio de câmeras especiais, videoconferência e tecnologias de telecomunicações, a consulta virtual com o médico pode ser agradável, principalmente para quem mora em áreas rurais e remotas.
Veículos não tripulados, comumente conhecidos como drones, podem aprimorar a prática da Telemedicina. Além disso, os drones estão modernizando o setor de saúde! Eles estão transportando e entregando sangue, em breve os órgãos humanos também serão entregues por drones. Os drones são mais seguros, disponíveis em um prazo mais curto e definitivamente mais baratos do que outros meios de transporte.