Apoios

ABDI
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) tem como missão promover o aumento de maturidade digital do setor produtivo brasileiro, por meio do estímulo à transformação digital e à adoção e difusão de tecnologias e de novos modelos de negócios. Vinculada ao Ministério da Economia, a Agência atua na interface entre governo e empresas para qualificar políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao aumento da competitividade da economia brasileira frente aos desafios da era digital.

ABDIB
Fundada em 1955, a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, cuja missão principal é o desenvolvimento dos mercados de infraestrutura e indústrias de base no Brasil e o fortalecimento da competitividade da cadeia fornecedora de bens e serviços para estes setores.

ABEPAM
Criada em dezembro de 2021, a Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) reúne as principais empresas do setor – ConectCar, Move Mais, Sem Parar, Taggy (Greenpass) e Veloe – e tem a missão de contribuir com a agenda pública de mobilidade do país. O objetivo é criar um ecossistema mais eficiente e competitivo, fomentando o desenvolvimento de soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento saudável do mercado em benefício da sociedade.

ABEPREST
A ABEPREST – Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática é uma entidade de classe de âmbito nacional, sem fins econômicos, com sede em São Paulo e foi fundada em 1987 para congregar as empresas prestadoras de serviços de Telecomunicações e TI, no sentido de contribuir para o desenvolvimento das comunicações do Brasil, através de idéias, sugestões e propostas aos órgãos definidores da política setorial.

ABINC
A ABINC, Associação Brasileira de Internet das Coisas, foi fundada em dezembro de 2015 como uma organização sem fins lucrativos, por executivos e empreendedores do mercado de TI e Telecom. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que permitisse a atuação em todas as frentes do setor de Internet das Coisas. A ABINC tem como objetivo incentivar a troca de informações e fomentar a atividade comercial entre associados; promover atividade de pesquisa e desenvolvimento; atuar junto às autoridades governamentais envolvidas no âmbito da Internet das Coisas e representar e fazer as parcerias internacionais com entidades do setor.

ABASP
A ABASP é uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, responsável pela unificação e centralização da bilhetagem eletrônica da Região Metropolitana de São
Paulo.
Representando uma inovação no panorama do transporte público do Estado de São Paulo, a entidade tem como principal objetivo apoiar, fomentar e aprimorar as atividades de bilhetagem e arrecadação nos diferentes modais de transporte de passageiros, incluindo o sistema metroferroviário, sobre pneus, entre outros.
A iniciativa da ABASP foi concebida a partir da necessidade crescente de unificar e simplificar os múltiplos sistemas de pagamento que prevalecem em diferentes modais de transporte público e privado.
Ao assumir o papel centralizador nesse ecossistema, a ABASP se posiciona como uma peça-chave para a promoção do conceito de Mobility as a Service (MaaS) no Estado de São Paulo. Sendo a primeira Mobility Clearing House privada da América Latina, a ABASP tem como missão de transformar a mobilidade urbana, tornando-a mais integrada, sustentável e centralizada no usuário, gerando valor para todos os envolvidos. Tendo mais de 40 associados, dentre eles empresas públicas e privadas como a CPTM, Metrô, as operadoras de transportes por ônibus da Região Metropolitana de São Paulo e alguns municípios da Grande São Paulo como Arujá, Cotia, Rio Grande da Serra e Taboão da Serra. O cartão TOP, é a peça central responsável pela consolidação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) da RMSP, unificando a bilhetagem e arrecadação de nossos associados. Além dele, a ABASP, também, é responsável pelos bilhetes unitários QR Code que garantem aos clientes acesso as estações do Metrô e CPTM. Para a prestação do serviço full service de BE a ABASP contratou Autopass. O modelo ABASP é único e inovador, pois além de garantir a gestão compartilhada, atua como uma plataforma de transações entre entes públicos e operadoras privados de transporte. Com quatro anos de trabalho, a ABASP tem aptidão para expandir os seus serviços para todo o Estado de São Paulo.

ABLA
Desde 1977, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) trabalha para transformar a locação de veículos em uma atividade significativa na economia do país. Ao defender os direitos, a profissionalização e a capacitação das locadoras, atua lado a lado com as necessidades de mobilidade urbana, expansão do turismo e desenvolvimento sustentável. Por meio de parceiros comerciais, a ABLA também oferece soluções para a gestão e operação das empresas associadas e mantém equipes de profissionais preparados e com experiência em administração, gestão, comunicação e marketing. Na sede de São Paulo ficam concentrados os serviços para questões administrativas, comerciais, financeiras e operacionais das locadoras associadas; e na sede de Brasília é feito o acompanhamento sobre projetos e normativas que impactam o setor.

ABRAP
A Associação Brasileira de Prefeituras (ABRAP) é o órgão de representação máxima das Prefeituras do Brasil. Criada em Brasília, em 1989, a ABRAP é uma entidade de direito privado e sem fins econômicos. Sua diretoria é composta por Prefeitos e ex-Prefeitos o que garante uma correlação de forças com os demais chefes de poderes da União e dos Estados, em harmonia como o pacto federativo estabelecido pela Constituição Federal de 1988.
A ABRAP oferece apoio político e jurídico a todas as Prefeituras do País, para que possam levar suas demandas aos mais diversos setores dos Governos Estaduais e Federal, individualmente ou em conjunto. Visando o fortalecimento dos Municípios, a ABRAP dispõe de um corpo de Consultores altamente especializados nas questões Municipais. Esses gabaritados profissionais estão à disposição das Prefeituras filiadas, tanto para prestar orientações e esclarecer dúvidas, quanto para elaborar projetos aos nossos municípios.

ABRAMET
A Medicina do Tráfego é a 17ª maior especialidade médica do Brasil, criada há quase 45 anos para, a partir de uma abordagem multidisciplinar, fomentar o cuidado com a saúde do condutor de veículos, prevenir o sinistro de trânsito e contribuir para a redução de sua incidência.
A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) é a entidade médica nacional que realiza e dissemina pesquisas e estudos, prepara diretrizes, fomenta e orienta políticas públicas voltadas à preservação da vida e promoção da saúde no trânsito, capacita e representa o médico do tráfego brasileiro. Seu objetivo final é tornar o trânsito mais seguro e saudável, protegendo a vida do cidadão.
A Abramet produz ainda os subsídios necessários à formulação e adequação de normas técnicas, legislação e outros instrumentos destinados ao fomento da segurança no tráfego, com uma abordagem de saúde pública e foco na prevenção e redução de indicadores de sinistros; e elabora as Diretrizes de condutas relacionadas à saúde e direção veicular.
Tais diretrizes também são referência para a formulação das medidas preconizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e por projetos apreciados pelo poder legislativo federal. Nesse campo, a Abramet é quem padroniza as condutas para a avaliação médica destinada à habilitação de condutores, especialmente o Exame de Aptidão Física e Mental (EAFM), mecanismo decisivo na prevenção de sinistros e da letalidade no trânsito.

ABRAVEI
Em Breve.

ABVE
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, que prioriza a atuação junto às autoridades e entidades empresariais relacionadas ao setor automotivo, visando a tomada de decisões que incentivem o desenvolvimento e utilização de veículos elétricos (VEs).

AEAMESP
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de profissionais sem fins lucrativos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs. A AEAMESP trabalha por uma mobilidade urbana plural e inclusiva e por políticas públicas que valorizem os profissionais brasileiro.

ALAMYS
A ALAMYS iniciou suas atividades em 1986, em Caracas (Venezuela).
O principal objetivo, naquela altura, era partilhar experiências, aprender e adquirir padrões de melhores práticas, e também tornar-se um grupo de referência de operadores metroferroviários.
Após, os principais operadores de transportes públicos de Espanha e Portugal aderiram ao projeto, formando o grupo de Membros Principais.
Posteriormente, juntaram-se também alguns dos mais conhecidos fornecedores do setor ferroviário na Europa e na América, formando o grupo de Membros Aderentes.

ALIANÇA BIKE
Sobre a Aliança Bike – Associação Brasileira do Setor de Bicicletas
Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike é uma associação que tem como missão fortalecer a economia da bicicleta e o seu uso por brasileiras e brasileiros, atuando em diversas frentes de trabalho para promover o uso de bicicletas como transporte, esporte, lazer, logística e turismo. A Associação conta hoje com 180 empresas e organizações associadas atuantes em todos os segmentos da economia da bicicleta no Brasil.

AMBIPAR
Em Breve.

ANETRAMS
Com o objetivo de promover a aproximação e otimizar o trabalho das empresas que atuam na área de consultoria de transportes, foi criada a Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transportes (ANETRANS). Com sede em Brasília, a associação, tem como finalidade promover o intercâmbio de know-how entre os Associados, para aprimoramento das técnicas utilizadas, com a valorização das empresas e profissionais que atuam na área.

ANFAVEA
Em Breve.

ANPTRILHOS
Fundada em 2010, a ANPTrilhos é uma associação civil sem fins lucrativos, que reúne as operadoras de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil, com o objetivo de promover o aprimoramento e o desenvolvimento desse meio de transporte no país. Trabalhando com uma visão integrada entre operadoras, indústrias e entidades do setor, a ANPTrilhos visa, através desta integração, trabalhar em soluções e tecnologias que possam contribuir para melhorar a mobilidade urbana em nosso país, de forma a adequá-la à realidade e necessidades de cada cidade brasileira.
Atualmente, estão associados à ANPTrilhos as operadoras de trens de passageiros MetrôRio, SuperVia, VLT Carioca, Metrô de São Paulo, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade, Metrô de Brasília, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Trensurb, CCR Metrô Bahia, Metrofor e CTB; e os fabricantes e fornecedores de equipamentos e serviços, como T´Trans, Alstom, CAF, Pandrol, Thales, Aeromovel e MPE Engenharia.

ANTP
A ANTP é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada em 1977, voltada ao setor de transporte público e do trânsito do Brasil e que tem por objetivo desenvolver e difundir conhecimentos visando seu contínuo aprimoramento.

ASSESPRO-SP
A ASSESPRO-SP, entidade com maior protagonismo político e capilaridade nacional, que representa, desde 1977, toda a cadeia produtiva na área de TICs, desde startups até grandes corporações nacionais e internacionais.
Com mais de 2.000 startups e empresas associadas, presente em 20 estados brasileiros, a Federação Assespro, atua como legítima representante do setor na interlocução com o mercado e as autoridades constituídas.

AROMEIAZERO
O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações realizadas em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011 as iniciativas do Instituto promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis. E foi pensando em compartilhar a experiência de 10 anos no mundo da bicicleta, que lançamos em 08 de abril deste ano, o Guia Aro, um e-book gratuito destacando três dos projetos que vêm impactando crianças, jovens e adultos: o Bike Arte, Viver de Bike, e o Rodinha Zero.

BIKE É LEGAL
O Bike é Legal é um conjunto de redes sociais, sobre ciclismo, mobilidade urbana, sustentabilidade e direito à cidade. Criado por Renata Falzoni em 2013, o Bike é Legal é produzido e dirigido por jornalistas pioneiros na linguagem de videorreportagem. Com foco nas ODS e ESG, hoje o canal hoje tem 405K de inscritos no Youtube, 216K no TikTok, 170k no Instagram e 43K no Kwai. Quase a totalidade da produção de conteúdo para as redes é feita usando formas ativas de transporte, eventualmente combinadas a transporte público.

BUSINESS FRANCE
Business France é a agência nacional de apoio à internacionalização da economia francesa, responsável por impulsionar o crescimento das exportações de empresas francesas, bem como prospectar e facilitar os investimentos estrangeiros na França.
Ela promove a atratividade e a imagem econômica da França, suas empresas e seus territórios, e também se ocupa da gestão das candidaturas VIE (Voluntariado Internacional na Empresa).
Criada em 1º de janeiro de 2015, resultado da fusão entre a UBIFRANCE e a AFII (Agência Francesa para Investimentos Internacionais), a Business France conta com 1.500 colaboradores, situados na França e em 70 países, que trabalham com uma rede de parceiros do setor público e privado.

CEBRAP
O CEBRAP – centro brasileiro de análise e planejamento é um instituto de pesquisa científica e aplicada, fundado em 1969 por um grupo multidisciplinar de professores afastados da universidade pela ditadura militar. Carrega nas suas práticas contemporâneas a essência dos impulsos de sua criação: é um espaço de produção de conhecimento crítico e independente.
Hoje o CEBRAP é um centro de pesquisa globalizado, com mais de 160 pesquisadores associados e encontra-se entre os principais think tanks em políticas públicas, segundo estudo divulgado pela University of Pennsylvania.
É reconhecido pela inteligência metodológica, utilizando técnicas de pesquisa quantitativas, como surveys, georreferenciamento e análise de redes sociais, e qualitativas, como estudos de caso, etnografias, entrevistas e grupos focais. Além disso, desenvolve projetos de visualização de dados e ministra cursos temáticos e oficinas metodológicas e de técnicas de pesquisa

COLETIVO
O COLETIVO é um programa de inovação criado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU. O COLETIVO existe para fomentar a evolução do transporte público coletivo, visando a mobilidade sustentável nas cidades para garantir o desenvolvimento das pessoas e da qualidade de vida.

CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário que transporta 1,6 milhão de passageiros, percorrendo cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas por dia. Suas cinco linhas somam 196 km de extensão e a empresa atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

CREA-SP
O Crea-SP é autarquia federal responsável pela fiscalização, controle e orientação do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. Está presente nos 645 municípios do estado de São Paulo, com cerca de 95 mil empresas e 350 mil profissionais registrados.

CONSETRAM
www.consetrans.com.brO Conselho Nacional de Secretários de Transportes e mobilidade – CONSETRANS, constituído em 10 de agosto de 2006, conforme decisão adotada em sua 1a Reunião Extraordinária, realizada em Goiânia (GO), é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, que congrega, por intermédio de seus titulares, as Secretarias de Transportes e mobilidade, ou equivalentes, dos Estados e do Distrito Federal.
O CONSETRANS tem sede e foro em Brasília, DF, e duração indeterminada.
O CONSETRANS tem por finalidade representar o interesse comum e promover a integração dos seus membros, com vistas à participação efetiva nas decisões nacionais de interesse do setor de Transportes e mobilidade.
Para a consecução de sua finalidade, o CONSETRANS desenvolverá as seguintes atividades:
I – participar na formulação, na implementação e na avaliação das Políticas Nacionais de Transportes e mobilidade;
II – coordenar e articular ações de interesse comum;
III – promover o intercâmbio de informações e de experiências nacionais e internacionais;
IV – realizar seminários, conferências, cursos e outros eventos;
V – desenvolver programas e projetos comuns;
VI – se articular com instâncias do governo federal e da sociedade civil.
O CONSETRANS representará seus associados, nos termos do Art. 5o, inciso XXI, da Constituição Federal, para a defesa dos interesses comuns.
O Conselho Nacional de Secretários de Transportese mobilidade – CONSETRANS faz parte do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional.

DETRAN
Detran-SP, principal órgão de trânsito do Brasil, segue empenhado em promoção de um trânsito mais seguro, pautado em respeito, integridade e eficiência. Nosso objetivo é a excelência, impulsionada pela transformação digital de nossos serviços, com um foco inegociável na preservação da vida. Detran-SP: Direto, Dinâmico e Digital

EQUALWEB
Na Equalweb, estamos transformando a web em um espaço acessível para todos. Nossa plataforma garante que cada indivíduo possa explorar e interagir com facilidade, independentemente das suas necessidades. Estamos tornando a inclusão digital uma realidade.

FACENS
O Centro Universitário Facens é um hub de inovação e tecnologia – um Smart Campus – conceito premiado dentro e fora do país, que alinha o desenvolvimento de projetos aos eixos de cidades inteligentes e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, a 1ª universidade privada no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics e signatário do Pacto Global da ONU, em um espaço verde de 100 mil m², com mais de 60 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação. Nota máxima (5) no Ministério da Educação (MEC) e 43 estrelas no Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão), somente reforçam o compromisso em se manter como uma das melhores instituições privadas de ensino superior no Brasil.
Seus 47 anos de história sempre priorizaram a integração do mercado com a academia, foco no desenvolvimento empreendedor e cidadão de seus alunos e colaboradores, a busca constante por inovação social e tecnológica e o fomento por um ecossistema de educação completo.
Oferece atualmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo áreas da Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia, entre outros. Possui um Instituto de Pesquisas, IP Facens, que atua há mais de 20 anos com os serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para conectar empresas, organizações sociais e órgãos públicos ao futuro

FETPESP
A FETPESP – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo – integra o sistema confederativo da organização sindical, sendo reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego como entidade de grau superior, sua existência congrega 09 (nove) sindicatos filiados pelo Estado, sobre os quais possui a responsabilidade de coordenação, proteção e representação da categoria econômica das empresas operadoras se serviços públicos de transporte de passageiros rodoviários, internacionais, interestaduais, intermunicipais e suburbanos, metropolitanos e urbanos.
Sua sede está localizada a Avenida Paulista, coração da cidade de São Paulo.
Suas principais atribuições são a representatividade do setor, a defesa do transporte público coletivo de passageiros de qualidade e o equilíbrio do sistema como um todo.
Acreditamos que o transporte público coletivo é um dos pilares da mobilidade atual e futura, e deve ser analisada e tratada pelos governos com a devida prioridade e força motriz para o desenvolvimento de uma sociedade moderna e desenvolvida.

FUNDEP
A Fundep é fundação de apoio da UFMG, responsável pela gestão de projetos de pesquisa, ensino e extensão e desenvolvimento institucional. Autorizada também a apoiar outras instituições de ciência e tecnologia, a Fundação é um elo que conecta atores diversos no cenário da C&T. Com sua atuação, a Fundep contribui, assim, para o avanço e desenvolvimento da pesquisa, ensino, extensão inovação e de projetos de interesse público. Para possibilitar que essas instituições cumpram seu papel junto à sociedade, a Fundep atua em três dimensões complementares, oferecendo soluções e serviços para a Gestão de Projetos, Programas e Concursos

GREENPEACE
Greenpeace Brasil – É uma organização ambiental que há MAIS de 30 anos atua em defesa do meio ambiente no país. Ao lado de outras iniciativas, existimos com o propósito de proteger o planeta, seus ecossistemas e todas as formas de vida. Estamos ao lado da Amazônia e dos povos da floresta, em busca da construção de um Brasil que tenha a pauta socioambiental como prioridade.

ITDP
O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) é uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte ambientalmente sustentável e equitativo em todo o mundo. Trabalhamos com os governos municipais para implementar projetos de transporte e desenvolvimento urbano que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e a poluição, ao mesmo tempo que impulsionam a habitabilidade urbana e as oportunidades econômicas.

ICCT
O Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT, na sigla em inglês) é uma organização independente, sem fins lucrativos, fundada para fornecer pesquisas e análises técnicas e científicas imparciais e de alta qualidade. Nossa missão é melhorar o desempenho ambiental e a eficiência energética dos setores e combustíveis de transporte rodoviário, marítimo e aéreo, a fim de beneficiar a saúde pública e mitigar os impactos das mudanças climáticas. O Brasil é o quarto maior mercado de veículos do mundo e um ator importante na indústria global de biocombustíveis. O ICCT atua desenvolvendo pesquisas e estudos para garantir o melhor subsídio técnico na tomada de decisões para a definição de políticas públicas.

IFOOD
Em Breve.

MOBILIZE
Criado em 2011, por Ricky Ribeiro, como um “portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre mobilidade urbana sustentável”, o Mobilize se tornou uma plataforma para a articulação de diversos atores que trabalham para a melhoria das condições de vida nas cidades, em especial pelo prisma da mobilidade urbana. Enfim, cidades mais humanas e democráticas, com transporte público de qualidade, mais estrutura cicloviária e calçadas acessíveis, gerando menos acidentes e um ar mais limpo. O projeto trabalha com 4 objetivos:
Prover conhecimento e conteúdo relevante, abrangente e de diversas formas sobre mobilidade urbana sustentável.
Fomentar o debate público sobre a temática.
Disseminar uma cultura cidadã participativa em prol da melhoria da qualidade de vida das cidades.
Pressionar governos para implantarem políticas públicas efetivas de mobilidade urbana sustentável.
Mais informações no site www.mobilize.org.br

MOVIMENTO INOVAÇÃO DIGITAL
O Movimento Inovação Digital (MID) é uma entidade que reúne as maiores plataformas digitais do País nos segmentos de marketplaces, e-commerces, healthtechs, bancos digitais, fintechs, meios de pagamento, investidores e outros. O MID surgiu para representar e abordar interesses coletivos relacionados ao ecossistema digital junto ao Poder Público, instituições de ensino e sociedade civil. Para isso, ela fomenta ações públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento da transformação digital, competitividade e sustentabilidade no Brasil. Atualmente, o Movimento reúne mais de 140 empresas, dentre elas Mercado Livre, Quinto Andar, Loft, 99, GetNinjas, PayPal, Loggi, Movile, Americanas, C6 Bank, Facily, Rappi, Tembici, OLX, WorldPay, Hotmart, Dr.consulta, Teladoc, Maida.Health, Adiq, PaySmart, Banco Inter, Grupo Mosaico, Leroy Merlin, BanQi, Porto Seguro, Whirpool, Banco Carrefour, Monetizze, Sodexo, Tecban, Edenred, Ambev, entre outras.

NTU
A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) congrega 500 empresas associadas e 83 entidades sindicais patronais. A entidade representa as operadoras de ônibus urbanos e de caráter urbano perante o governo e a sociedade civil, visando fortalecer e alavancar o desenvolvimento sustentável da mobilidade urbana, além de integrar e disseminar experiências e conhecimentos em nível nacional.

PNME
A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) representa uma colaboração estratégica entre mais de 30 instituições, incluindo o governo, a indústria, a academia e a sociedade civil no Brasil. Seu objetivo é propor e impulsionar políticas públicas para a mobilidade elétrica no país

PIT
PIT é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil!
O Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos é pioneiro no Estado de São Paulo – foi o primeiro parque tecnológico criado em território paulista.
O PIT foi criado pela Prefeitura de São José dos Campos e Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de ser protagonista no desenvolvimento da região e do país, sendo um grande articulador para a criação de novas tecnologias, novos produtos e novos processos. Sempre uma peça fundamental para o empreendedorismo inovador em todo o país.

INSTITUTO MDT
O Instituto MDT é uma Organização Não Governamental fundada em 2003 e que atua na defesa da mobilidade urbana sustentável e dos sistemas de transporte público de qualidade. Desde 2003 defendemos a proposta de criação do Sistema Único de Mobilidade Urbana (SUM) para a institucionalização da política no país.

INSTITUTO CORDIAL
O Instituto Cordial é um centro de articulação e pesquisa (think and do tank) independente que trabalha com ciência de dados, inteligência territorial e articulação intersetorial para fortalecer redes e basear tomadas de decisão públicas e privadas em dados e evidências.
Desenvolve as iniciativas Painel Brasileiro da Mobilidade – PBM, Painel Brasileiro da Obesidade – PBO, Obesity Policy Engagement Network – OPEN Brasil e trabalha com grandes instituições e empresas como Uber, Novo Nordisk, Itaú Unibanco, iFood, WRI Brasil, Vital Strategies, World Obesity Federation entre outras.

QUERO PEDALAR
Conectamos pessoas e transformamos vidas através da bicicleta.
Por uma Plataforma Multilateral, conectamos conhecimentos e parcerias do universo da bicicleta (quem não sabe pedalar com instrutores credenciados, bicicletas paradas com mecânicos, ciclistas com grupos de pedais, e outros serviços). Ligamos o usuário a um especialista usando o próprio celular.
Para a PMU, traremos uma atividade de Realidade Virtual (VR). Queremos transmitir a sensação maravilhosa de ir para às ruas de bike.
Com uma bicicleta em um rolo de treino e um óculos de realidade virtual, até pessoas que não sabem pedalar poderão ter essa experiência. Site: www.queropedalar.com.br, Redes Sociais: @queropedalarbrasil

SAE BRASIL
As atividades SAE BRASIL são importantes fontes de conhecimento e atualização tecnológica da indústria, focadas em inovações e tendências da mobilidade brasileira e internacional. Por meio de eventos técnicos e cursos promovidos anualmente, a associação se tornou um ícone presente e ativo para o ecossistema da mobilidade. Como resultado, ela desempenha um papel fundamental na geração e disseminação de conhecimento para os profissionais da indústria de mobilidade Brasil
A associação é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo iniciada em 1991. Face ao processo de globalização, executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros de mobilidade, tiveram a iniciativa de criar no Brasil uma afiliada da SAE International. A instituição, com 29 anos de existência, foi criada pela iniciativa de nomes como Carlos Buechler, Luc de Ferran, Bernd Wiedmann, Ferdinand Panik, Flamínio Leme, Fábio Braga e outros.
A SAE BRASIL tem atualmente 6 mil associados e 800 voluntários e atuação nacional, com sua sede na cidade de São Paulo e presença em 7 estados brasileiros, por meio de 9 seções regionais. A associação promove anualmente dezenas de eventos, entre simpósios, fóruns, colóquios, palestras e congressos, que contam com a presença de mais de 15 mil participantes.

SIMEFRE
O SIMEFRE – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários, entidade de classe, sem fins lucrativos, tem como finalidade representar as empresas nacionais que atuam na fabricação de materiais e equipamentos ferroviários e rodoviários e de duas rodas. Constituído em 17 de setembro de 1934 teve seu reconhecimento como entidade sindical em 15 de maio de 1941, pelo Ministério do Trabalho e desempenha diversas atividades como órgão de classe.
Representando os interesses gerais da categoria por ele abrangida ou os interesses de seus associados junto às autoridades governamentais e sociedade civil, o SIMEFRE tem como prerrogativas estatutárias, dentre outras, colaborar com o Estado, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas relacionados com sua categoria econômica.
A par disso, colabora com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social, mantém serviços de informações sobre assuntos industriais, comerciais, econômicos, jurídicos, financeiros e fiscais; presta completo serviço de assessoria e assistência econômica, jurídica e trabalhista e comércio exterior; contribui para a melhoria das relações entre empregados e empregadores através de moderno e dinâmico sistema de orientação e apoio à categoria econômica.
Reúne empresas de todos os portes, localizadas em quase todos os Estados do País, representando assim o universo dos fabricantes de materiais e equipamentos ferroviários, rodoviários e de duas rodas do Brasil.

REDE SIMEFRE
A REDE SIMEFRE fortalece o relacionamento e network entre fabricantes, fornecedores de produtos e/ou serviços. Apoia os pequenos e médios fornecedores nacionais a manterem contato com toda cadeia de suprimentos das grandes empresas, visando desenvolvimentos de novos negócios para os Setor Ferroviário (carga e passageiro). (em breve para todos os segmentos que o SIMEFRE representa – Rodoviário, Duas Rodas – Bicicletas, Motocicletas e suas partes e peças).

SPTRANS
A SPTrans é responsável pela gestão de um dos maiores sistemas de transporte por ônibus do mundo. O atendimento é 24 horas, são mais de 7 milhões de passageiros por dia, com uma frota 100% acessível composta por cerca de 13 mil ônibus, distribuídos em 1.300 linhas que garantem ligações para as pessoas de toda a cidade.

WRI BRASIL
O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em Clima, Cidades e Florestas, Uso da Terra e Agricultura.

UCORP
A UCorp.app é uma startup referência de tecnologia e soluções de mobilidade ESG e corporativa, focada em veículos elétricos. Com tecnologia autoral e um time de alta performance tem o propósito de democratizar e alavancar a mobilidade elétrica no Brasil, a empresa utiliza uma plataforma completa e 100% digital, que permite a gestão de projetos de forma mais adaptável à nova economia e as mudanças do mercado automotivo; é a única plataforma brasileira integrada com as principais redes de recarga e novas tecnologias de descarbonização e créditos de carbono em blockchain. A UCorp desenvolve projetos para importantes players do mercado, entre eles: Itaú, BMW, Nissan, Stellantis, Peugeot, BYD, Raizen, Vibra e Housi, além de fazer parte do Cubo Smart Mobility. Recentemente, em parceria com grandes montadoras e locadoras, desenvolveu a plataforma Flou, serviço de compartilhamento ou nano locação B2C de elétricos via aplicativo.

TUMI
TUMI (Iniciativa de Mobilidade Urbana Transformativa) é a principal iniciativa global de implementação em mobilidade sustentável formada através da união de 11 parceiros de prestígio. Estamos unidos num objetivo: mudar a mobilidade em benefício das pessoas e do ambiente, com vista ao futuro.
Por meio do TUMI, o Ministério Federal Alemão para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (BMZ) está apoiando uma mobilidade sustentável, inclusiva, segura e acessível nas cidades. O TUMI é financiado pelo BMZ e implementado pela GIZ em colaboração com todos os parceiros do TUMI.

WHOOSH
A WHOOSH é uma empresa líder em tecnologia no campo da micromobilidade, que desenvolve e implementa um serviço por compartilhamento inteligente, acessível e de qualidade que ajudará a tornar nossas cidades mais limpas e sustentáveis.
A empresa é atualmente uma das maiores operadoras de patinetes compartilhadas, presente em mais de 60 cidades ao redor do mundo, com mais de 350 mil unidades em operação e uma base de usuários que ultrapassa os 12 milhões de pessoas.
No Brasil, estão presentes em Florianópolis e Porto Alegre, com mais de 700 mil usuários e mais de 80 toneladas de emissões de CO2 poupadas.

PNME
A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) representa uma colaboração estratégica entre mais de 30 instituições, incluindo o governo, a indústria, a academia e a sociedade civil no Brasil. Seu objetivo é propor e impulsionar políticas públicas para a mobilidade elétrica no país